PARAÍBA

CONHEÇO MAIS DE 100 CIDADES DO ESTADO DA PARAÍBA, POR ISSO ACHO QUE POSSO FALAR DA QUERIDA E AMADA TERRA PARAIBANA. VISITE OS BLOGS: NORDESTIANO, PORTAL NODESTINO, PORTAL FRONTEIRA RNCE E PORTAL FRONTEIRA RNPB – STPM JOTA MARIA – MOSSORÓ-RN

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sexta-feira, 25 de julho de 2014

ARIANO VILAR SUASSUNA - XVI - VI - MCMXXVII - XXIII - VII - MMXIV

ARIANO  nasceu em 16 de junho de 1927 na cidade de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, e se tornou imortal da Academia Brasileira de Letras em 1990. O escritor chegou a exercer a profissão de advogado durante alguns anos, antes de render à paixão por escrever e retratar o Sertão e o Nordeste brasileiro.

A influência parterna teve papel fundamental na formação de Ariano Suassuna. O próprio escritor afirmava que fora através da biblioteca de João Suassuna que tomou o gosto pela leitura, com acesso às obras de Júlio Ribeiro, Eça de Queiroz, Aluízio Azevedo, Machado de Assis e, além deles, Leonardo Mota, a quem se referia como "o Câmara Cascudo do Ceará". Um dos maiores sucessos de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, foi escrito com base em três folhetos de cordel de Mota. Sua primeira peça, no entanto, foi “Uma Mulher Vestida de Sol”, escrita em 1947, quando cursava Direito em Pernambuco.

Suassuna se formou em 1950 e chegou a exercer a profissão de advogado durante seis anos, tempo onde também escreveu peças como Torturas de um Coração (1951), o Castigo da Soberba (1953), O Rico Avarento (1954) e o Auto da Compadecida (1955), peça que o projetou em todo o país.

Em 1959, em companhia de Hermilo Borba Filho, fundou o Teatro Popular do Nordeste, que montou em seguida a “Farsa da Boa Preguiça” e “A Caseira e a Catarina”. Porém, no início dos anos 60, interrompeu a carreira de dramaturgo para se dedicar às aulas de Estética na Universidade Federal de Pernambuco, onde era professor desde 1956. Aos poucos, voltou a conciliar os trabalhos e permaneceu na UFPE até até 1994, quando se aposentou.
Entre as principais obras da carreira de Ariano Suassuna estão “O Santo e a Porca”, “O Auto da Compadecida”, “O Castigo da Soberba”, “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta" e "História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão / Ao Sol da Onça Caetana".

Faleceu em Recife, no dia 23 de julho de 2014
FONTE - TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARAÍBA

PARAÍBA

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
O HOMEM QUE ACREDITA EM DEUS E NAS GRAÇAS DO PODER CELESTE, NADA TEME NESTE MUNDO. DEIXA-SE GUIAR POR UMA FORÇA INVISÍVEL E CONSTRÓI QUASE O IMPOSSÍVEL. ESTE É O 50º BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, DO STPM JOTA MARIA QUE VAI DESTACAR OS 36 MUNICÍPIOS PARAIBANOS QUE FAZEM DIVISA COM O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

MUSICAL

MUSICAL

PORTAL DA FRONTEIRA RN-CE

PORTAL DA FRONTEIRA RN-CE
TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 66 BLOGS E MAIS DE 3 MIL LINKS - STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN